18 DE OUTUBRO 2008 (Sábado)


Hoje é sábado, véspera da gente ir a São José do Xingu. Pela manhã, saímos novamente para caçar e pescar. Desta vez, matei um mutum e peguei um enorme tucunaré. Outra vez, o Tubai se sagrou campeão, pegou dois tucunarés e uma traíra.

Depois do almoço, caminhei pela picada por uma hora. O Tabai foi junto comigo. Ele levou arco e flechas, e eu a espingarda calibre 20. Fomos até a primeira água da picada. Vimos um bando de jacus e um macaco-prego.

Na parte da tarde, preparamos os barcos para subir até à balsa. Vamos subir com dois barcos, sendo um Clique na foto para ampliarrebocado, pois vamos trazer os jornalistas da TVCA, a equipe que está fazendo o filme e, provavelmente, o Adrian Cowell. Não sabíamos, ainda, se o Raoni viria com a gente ou em barco próprio.

Pela minha previsão, achava que o Sérgio, Odone, Tito, Francis e os seis índios ainda não haviam chegado ao Centro. Estava tudo preparado para a viagem no outro dia.

Botamos gasolina nos barcos e acondicionamos nossa bagagem nas caixas com os cadeados. Essa precaução era necessária para evitar qualquer de tipo de ação, fora dos padrões que julgamos civilizados. 

Ia me esquecendo, meu molinete com vara e tudo desapareceu da beira do rio onde normalmente ficava. Acho que foi um jacaré que o levou. Ao voltar da pescaria, esqueci de tirar a isca do anzol. 

Aqui é assim, bobeou, dançou.


Retornar para página anterior Inicial Avançar um Dia