16 DE OUTUBRO 2008 (Quinta-feira)


Fizemos café e reiniciamos o trabalho de limpeza em volta do acampamento. Agora, dava para ver claramente o rio Clique na foto para ampliarXingu. O Tito e o Kokokunti vieram ao acampamento para buscar suprimentos. Eles nos informaram que o Sérgio chegaria hoje no terceiro acampamento, de lona azul, que fizemos quando abrimos a picada. Este acampamento fica na metade da picada, cerca de 9 Km. 

Na minha previsão, o Sérgio só vai chegar no dia 19. Levará seis dias e sua marcha está sendo de 3 Km/dia. Ele pretende regressar pelo mesmo caminho. São mais 18,460 Km de viagem.

Na parte da tarde, recebemos o Waiwai, que é funcionário da FUNAI. Estava acompanhado de mais dois índios e um negro, o Duquinha, que é mecânico de tratores da aldeia Piaraçu. Almoçou e levou com ele o resto do mutum assado.

Conversamos sobre a possibilidade de retirarmos o Sérgio pelo rio Jarina, que está acerca de 2 Km do Centro. É só abrir uma picada até o Jarina e descer de barco até o Xingu, um pouco acima da cachoeira Von Martius, e próximo de aldeia do Raoni. Vamos tentar convencê-lo que esta é a melhor opção para o seu retorno. Não é tarefa fácil em se tratando de Sérgio Vahia, com as suas certezas, convicções e extrema força de vontade quando quer fazer alguma coisa.

À tardinha, fizemos um passeio na outra margem do rio, onde fica uma grande praia. Pegamos um pouco de ovos de tracajá e vimos rastro de anta, indicando que ela atravessou o rio em direção ao nosso acampamento na noite anterior. O filho do Tarepá, o Tabai, que tem 11 anos, passou mal à noite. Teve febre e dor de barriga. Demos a ele omeprazol, kaomagma e paracetamol

De noite, matamos uma cobra coral enorme no terreiro do acampamento. Acho que não era venenosa, mas, em caso de dúvida, metemos o pau nela. Virou comida de jacaré ou piranha.

Choveu à noite, mas foi chuva leve, sem vento. Aqui é comum vir chuva com uma ventania arrasadora, denominada de banzeiro. São 22h21, e estou escrevendo à luz de uma pequena lamparina por mim confeccionada.


Retornar para página anterior Inicial Avançar um Dia